GUIA PRÁTICO DO CONSUMIDOR IDOSO

por jcerca em 22 de Março de 2017

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR

Dedica iniciativa ao consumidor sénior

Para assinalar o dia mundial dos direitos do consumidor teve lugar, no dia 20 de março, na Fundação Cupertino de Miranda no Porto, uma jornada de informação e debate tendo como tema geral o “consumidor sénior, consumidor informado”.

Organizada pela Direção-Geral do Consumidor e pela Fundação Cupertino de Miranda, esta iniciativa pretendeu abranger todos os 17 municípios que integram a Área Metropolitana do Porto. Arouca esteve representada pela Academia Sénior (ASARC) que levou 10 dos seus alunos a estarem presentes nesta jornada dedicada ao consumidor sénior e durante a qual foi entregue aos participantes de todos os municípios da AMP o “Guia prático do consumidor idoso”. Com boa apresentação, muito bem estruturado e contendo informação muito prática e bem acessível, esta publicação da Direção-Geral do Consumidor constitui um excelente subsídio para a divulgação de informação muito útil, actual e pertinente dirigido a todos os seniores.

cupertino de miranda

A sessão foi aberta pela Presidente da Fundação Cupertino de Miranda, Drª Maria Amélia Cupertino de Miranda, que salientou  o projecto de educação financeira que a Fundação vem desenvolvendo desde 2009, através das Oficinas de capacitação financeira abertas a todos aqueles que as desejem frequentar, de modo a tornarem-se consumidores responsáveis e bem informados.
Presente nesta jornada esteve também o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Dr.Paulo Ferreira que destacou a importância da capacitação do consumidor sénior para estar bem informado e saber tomar boas decisões no mundo do consumo. Aproveitou a ocasião para informar que, a partir de 1 de lulho, estará disponível o livro de reclamações on line.

Em representação da AMP esteve o Presidente da Câmara de Valongo, Dr. José Manuel Ribeiro.

Círculos de Conversa

Terminada a abertura da sessão deu-se início aos trabalhos através da constituição de 17 grupos, um por município, e nos quais foram apresentados e debatidos os diversos temas constantes no “Guia prático do consumidor idoso”, estando presente uma técnica da Direção-Geral do Consumidor.

CupertinoMiranda_grupo Arouca

Após o almoço, servido no refeitório da Fundação, teve lugar um momento de partilha através da apresentação da síntese do debate de cada grupo.

A tarde foi ainda ocupada com a apresentação de duas palestras, um sobre a “gestão da poupança” e outra sobre a importância da “educação financeira para seniores”, alertando para os riscos que podem atingir muitas pessoas da 3ª idade, até porque muitos dos produtos financeiros existentes são complexos, daí a necessidade de se combater a iliteracia financeira.

Esta jornada do dia Mundial  dos Direitos do Consumidor foi encerrada conjuntamente pela Presidente da Fundação Cupertino de Miranda e pela Diretora-Geral do Consumidor, Drª Ana Catarina Fonseca. Ambas se congratularam pela presença de todos os municípios da AMP e apelaram à responsabilidade de cada grupo presente no sentido de, em cada município, serem criadas dinâmicas de formação e informação sobre a temática da defesa do consumidor sénior.

José Cerca

Publicado no jornal “Discurso Directo” nº439 de 24 de março de 2017

Anterior:

Seguinte: