FALECEU O ÚLTIMO DIRETOR DO COLÉGIO SALESIANO

por jcerca em 23 de Julho de 2018

Faleceu no dia 21 de julho, na casa Salesiana de Manique (Estoril) aquele que foi o último director do ex-Colégio Salesiano, o Pe. Fernando Eusébio de Castro.

Natural da ilha da Madeira coube-lhe a ingrata tarefa de encerrar o Colégio Salesiano que funcionou no Mosteiro de Arouca entre 1960 e 1982.

Pe. Eusébio

Nascido a 16 de Dezembro de 1938, o Pe. Eusébio foi o primeiro padre saído da Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Funchal, tendo sido ordenado no dia 20 de Abril de 1968. Já bastante debilitado ainda celebrou, a 20 de abril deste ano, as suas Bodas de Ouro Sacerdotais.

Muito ligado a Arouca, ainda mesmo antes de ser ordenado sacerdote, Eusébio de Castro trabalhou no Colégio Salesiano de Arouca como professor (assistente), onde se notabilizou pelos seus dotes na música, no teatro e no desporto. Aliás, foram os seus dotes futebolísticos que o levaram, então, a jogar como federado no Futebol Clube de Arouca, participando no respectivo Campeonato Distrital como “interior/direito” deste Clube.

Pe.Eusébio_bodas ouroTerminados os estudos de Teologia em Barcelona e em Sevilha e após a sua ordenação sacerdotal regressaria a Arouca para assumir a direcção do Colégio Salesiano.

Apesar de ter exercido essa função em diversas outras casas salesianas, tais como Mogofores, Estoril, Vendas Novas, Évora e Funchal onde foi também Diretor durante os últimos 9 anos da sua vida, a verdade é que o cargo de Diretor que desempenhou em Arouca foi aquele que mais doloroso se tornou, uma vez que lhe coube a ingrata tarefa do encerramento deste Colégio.

Depois da celebração das exéquias, no domingo, dia 22 de julho com Missa de Corpo Presente, e respectivo Ofício de Defuntos, na capela dos Salesianos de Manique, o corpo seguiu no dia seguinte para a Madeira, sua terra natal, onde foi sepultado.

Refira-se que o Governo Regional da Madeira emitiu uma nota de pesar pela morte deste ilustre madeirense, testemunhando o seu mais profundo pesar pelo falecimento do sacerdote madeirense, Fernando Eusébio de Castro, antigo diretor do Colégio dos Salesianos no Funchal.

Nessa nota o executivo madeirense endereça à família enlutada os mais sinceros pêsames e associa-se à sua dor.

Também a Família Salesiana de Arouca, Salesianos Cooperadores e Centro Juvenil Salesiano se associam, com um sentimento de tristeza e luto, à derradeira partida deste salesiano que tão ligado a Arouca ficou.

No próximo sábado, dia 28 de julho, na missa vespertina das 18.00h, a Família Salesiana de Arouca mandará celebrar missa de 7º dia em sufrágio do Pe. Fernando Eusébio de Castro.

José Cerca

 

Publicado no jornal “Discurso Directo” nº472 de  27 de julho de 2018

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 António da Cunha Duarte Justo 25 de Julho de 2018 às 10:47

Muito obrigado, José Cerca, pela lembrança de um homem amigo de Deus e do Homem!

Responder

Anterior: