Foi num ambiente de muita alegria, que sempre se vive nos espaços salesianos, que a Família salesiana de Arouca recebeu o Bispo auxiliar do Porto, D.Vitorino Soares, no dia 25 de maio, integrada na visita pastoral que este pastor fez à comunidade da paróquia de Arouca, de 25 a 29 de maio, e durante a qual visitou as diversas instituições desta paróquia.
O bispo foi recebido no relvado do parque Milenium, junto à sede do Centro Juvenil Salesiano, com a interpretação do Hino do Centro Juvenil da autoria do Pe. Carlos Reis que foi o 2º diretor do ex-Colégio Salesiano, de 1963 a 1969.
Depois do hino, cantado intergeracionalmente por um grupo de Salesianos Cooperadores e por um grupo de crianças do Centro Juvenil, o delegado local da Família Salesiana, prof. José Cerca, deu as boas vindas ao sr. Bispo, apresentando-lhe, muito resumidamente, as razões históricas que justificam a presença destas duas Associações em Arouca e que, em conjunto, formam a Família Salesiana que pretende manter vivo, nesta terra, o espírito de D.Bosco, 40 anos após a saída dos Salesianos.
Seguidamente, falou o representante de cada uma dessas Associações que apresentaram os objetivos e as atividades das instituições que dirigem.
Na breve conversa que o sr. Bispo teve com os elementos da Família Salesiana presentes, congratulou-se pelo trabalho de manterem vivo em Arouca o espírito de D.Bosco, mesmo na ausência dos Salesianos. Dirigindo-se ao grupo de crianças do CJSA pediu-lhes para terem todos os dias um momento de intimidade com Jesus, pedindo ajuda ou agradecendo por cada dia vivido.
Qual D.Bosco no meio dos seus rapazes, a atitude do Bispo, colocando-se ao nível das crianças, constituiu um momento muito expressivo e belo desta visita.
Depois foi entregue ao sr. Bispo uma pequena lembrança constituída por uma peça em vidro com a gravura dos logótipos de cada uma das Associações. Coube ao delegado local da Família Salesiana a explicação do significado dos elementos de cada um desses emblemas.
O encontro terminou com o cântico “Pai e mestre dos jovens” e com a repetição do Hino do Centro que, de tão alegre e fácil de aprender, até o sr. bispo acabou por o cantar, juntamente com toda a Família Salesiana presente.
José Cerca
Fotos de Hugo Xavier
Publicado no jornal “Discurso Directo” nº565 de 09 de junho de 2022